Financiamento

Dicas para aprovação de financiamento de imóveis

3 min. de leitura

Dicas para aprovação de financiamento de imóveis

Um dos maiores sonhos de qualquer brasileiro é sair do aluguel e conquistar o apartamento próprio, certo? E a gente sabe que, em muitos casos, o que mais atrapalha a realização desse sonho é o entendimento de como funciona o financiamento de imóveis

Pensando nisso, criamos esse material de leitura rápida para facilitar a sua vida e potencializar de vez a compra do seu novo lar.

Como funciona o financiamento de imóveis? 

No geral, o financiamento de imóveis — e de qualquer outro bem ou serviço — é nada mais do que uma compra parcelada. Quando o pagamento à vista parece meio pesado, o financiamento surge como uma excelente opção. 

Na maioria dos casos há um valor de entrada, em torno de 20% do valor total do imóvel. Já os 80% restantes são divididos em parcelas pagas todos os meses, durante um determinado número de anos. 

O que é a aprovação do financiamento? 

Normalmente o financiamento de um imóvel envolve valores altos e, por isso, precisa de um procedimento de análise de crédito seguro, ou seja, um estudo que indica a probabilidade de que você pode realmente lidar com os débitos que está criando. 

Sendo feito pela própria instituição que concederá o financiamento, esse procedimento se trata de uma análise de toda a sua vida financeira e profissional para garantir a você todos os benefícios do financiamento.  

“Mas, Longi, quais dicas você dá para facilitar essa aprovação?” 

          1. Aproveite as taxas baixas e pesquise  

Observe as condições praticadas por mais de um banco, o que inclui prazos e taxas de juros ofertadas. Entender em qual instituição financeira você será mais beneficiado importa muuuuuuito na hora de economizar e investir em um imóvel de maneira prudente.  

A Caixa Econômica do Brasil é uma das instituições com maiores vantagens de financiamento. 

      2. Planeje-se para pagar a entrada 

Lembre-se que um financiamento, geralmente, te ajuda a lidar com 80% do valor do imóvel em formato parcelado, mas os outros 20% devem ser dados na entrada (que aqui na Longitude pode ser parcelada em até 80x :O). Mas, mesmo com todas as facilidades, o melhor a se fazer é se planejar para ter essa parte desse valor em mãos na hora de assinar o contrato de financiamento.  

Fique de olho: Recorrer ao FGTS para compor a entrada é uma solução comum, se você cumprir os requisitos para movimentar o fundo. 

Veja os novos lançamentos de imóveis com ITBI e Registro Grátis

      3. Renegocie dívidas antigas 

Para ter maiores chances de aprovação no seu financiamento, invista antes de mais nada em ter um bom histórico de pagamentos. Pagar contas e prestações em dia aumentam essa pontuação, elaborada por órgãos de proteção ao crédito como Boa Vista e Serasa. 

Nesse sentido, se você tem “nome sujo”, tente regularizar seus débitos em aberto. Que tal livrar-se dessa dívida junto ao credor, negociando melhores condições de pagamento. 

Mas, olha: ser um bom pagador não garante sua aprovação. É preciso checar se seu nome está em listas de restrições cadastrais dos bancos e se você tem renda compatível com a operação.

Agora que você está menos confuso em relação ao financiamento do seu futuro apê, bora seguir as dicas!  

Simule como seria o seu financiamento com a gente agora!
CLIQUE E SIMULE AGORA  

Gostou do artigo?

Que tal compartilhar com a galera.