Financiamento

Você tá por dentro do que é preciso para financiar um apê?

5 min. de leitura

Você tá por dentro do que é preciso para financiar um apê?

 

Sabemos que o processo de documentação pode gerar dúvidas. Então, se liga no conteúdo e saiba que a Longi quer te ajudar a separar tudo para adquirir o seu novo apê rapidinho!

 

Não é segredo pra ninguém que o financiamento imobiliário já virou um dos melhores (e principais) amigos  de quem quer conquistar o sonho de ter um lar novinho para chamar de seu.

Mas o processo pode ser bem mais simples do que você pensa, sabia? Seja diretamente com a construtora ou por meio do banco, antes de assinar o contrato e adquirir o seu financiamento é necessário juntar uma série de documentos para dar entrada no pedido e seguir com a análise de crédito.

 

Mas, Longi, por que esses documentos são tão necessários?

Bom, o banco precisa ter a garantia de que você conseguirá arcar com a quitação das parcelas do imóvel, concorda?

E quais são esses documentos? Vamos lá!

 

Documento de identidade

Pode ser a Carteira de Identidade (RG desde que esteja em bom estado de conservação) Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou documentos profissionais de órgãos classistas, como OAB, CRM e CREA.

 

CPF

Caso o número do CPF esteja em qualquer um desses documentos de identidade, não é preciso entrega-lo  individualmente. Caso você precise de um comprovante de inscrição do CPF, ele pode ser obtido no site da Receita Federal.

 

Comprovante de estado civil

Os solteiros devem apresentar a certidão de nascimento, enquanto os casados a de casamento ou declaração de união estável  – que deverá estar averbada no caso de divorciados.

 

Comprovante de endereço

Pode ser qualquer tipo de comprovante que esteja, de preferência, em seu nome (conta de luz, telefone, correspondência bancária, etc) e seja recente (no máximo, dos últimos três meses).

 

Declaração de Imposto de Renda

Qualquer pessoa que não esteja no grupo de isenção do Imposto de Renda deve entregar a declaração completa do último período, inclusive com folha de rosto e recibo de entrega.

 

Atenção: os isentos não precisam entregar nenhum outro documento.

 

Extrato do FGTS

Caso você queira utilizar seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para ajudar a quitar o financiamento, também deve apresentar extrato original, datado, carimbado e atualizado, emitido em uma agência da Caixa Econômica Federal.

 

Carteira de Trabalho

Todo assalariado precisa apresentar a Carteira de Trabalho entre os documentos para financiamento. Para acelerar o processo, providencie também cópias da folha de rosto (a que tem a sua foto), da folha de classificação, do número do PIS, de todos os contratos de trabalho e da folha posterior ao último contrato.

 

Comprovante de renda

IMPORTANTÍSSIMO! Este é o documento que comprova que você realmente tem capacidade para assumir o pagamento mensal do financiamento. Com base nele é que será definido o quanto o banco poderá emprestar.

 

Se você tiver renda formal, pode apresentar o holerite/contracheque. Caso você não tenha o contracheque, as formas de comprovação podem variar de acordo com a instituição. Na CAIXA, por exemplo, você pode optar pelo Imposto de Renda e/ou extrato bancário dos últimos seis meses.

 

Se você for MEI, também pode utilizar seu IR de pessoa física e jurídica com recibo de entrega referente ao último exercício ou a movimentação bancária dos últimos seis meses da sua conta corrente e/ou poupança, além de cópia do contrato social da microempresa e a relação de faturamento do último ano assinada pelo contador.

 

Se você não for MEI mas tiver renda informal, além da declaração de IR com recibo, pode fazer a comprovação por meio da fatura do cartão de crédito e extratos bancários dos últimos seis meses. É importante também apresentar contas de despesas básicas, como gás, água, energia, planos de saúde, etc.

 

O comprovante é de renda familiar, então, você pode somar a renda de todos os integrantes da família que trabalham ou que tenham renda formal. Caso você seja casado ou esteja em união estável, ambos devem apresentar os mesmos documentos, além da declaração de casamento ou união estável.

 

E aí, já juntou todos ou tinha se esquecido de algum deles? Fale com o nosso time e agende sua visita em um dos nossos stands de vendas. Seu apê dos sonhos tá te esperando, hein!

Gostou do artigo?

Que tal compartilhar com a galera.