Editorial

ESG: Sustentabilidade e Responsabilidade por um Futuro Melhor

5 min. de leitura

ESG: Sustentabilidade e Responsabilidade por um Futuro Melhor

No dia 23/05, tooodas as figuras de liderança da Longitude se reuniram no Pátio Go On, em Campinas, para discutir um tema que entra cada vez mais em relevância: o ESG. Mas, pera aí…

 

O que é ESG?

 

A sigla ESG, do inglês Environmental, Social and Governance, em português Ambiental, Social e Governança, representa um conjunto de critérios utilizados para avaliar o desempenho das empresas em relação à sustentabilidade e à responsabilidade social.

Todo esse sistema é sustentado por 3 pilares:

  • Ambiental: abrange a relação da empresa com o meio ambiente, como emissões de gases poluentes, consumo de água e energia, gestão de resíduos e uso de recursos naturais.
  • Social: refere-se à forma como a empresa trata seus colaboradores, comunidade e clientes, incluindo saúde e segurança no trabalho, diversidade e inclusão, direitos humanos e práticas de consumo responsáveis.
  • Governança: diz respeito à estrutura de governança da empresa, incluindo transparência, ética nos negócios, conselho de administração e direitos dos acionistas.


Beleza, mas o que as empresas ganham seguindo o ESG?

 

Além dos óbvios benefícios socioambientais, em um mundo cada vez mais consciente, as empresas que adotam as práticas ESG também tendem a se beneficiar, trazendo:

  • Atração e retenção talentos: colaboradores buscam empresas com valores alinhados aos seus.
  • Melhor imagem de marca: consumidores preferem produtos e serviços de empresas responsáveis.
  • Gerenciamento de riscos: empresas com práticas ESG tendem a ter menos problemas com questões ambientais, sociais e de governança.
  • Acesso capital: investidores estão cada vez mais direcionando recursos para empresas com bom desempenho ESG.
  • Desenvolvimento sustentável: empresas ESG contribuem para um futuro mais justo e sustentável para todos.
Em linhas gerais: +destaque para empresa e +sustentabilidade para o futuro 😉

 

Ao implementar práticas ESG, as empresas podem melhorar seu desempenho financeiro, fortalecer sua reputação e contribuir para a construção de um mundo melhor. Mas o ESG é uma jornada contínua de aprimoramento. Devendo existir um comprometimento constante com a implementação de práticas cada vez mais sustentáveis e responsáveis, buscando sempre a melhor forma de contribuir para o desenvolvimento sustentável.

Além do mais, acreditamos que o desenvolvimento sustentável é o único caminho em direção ao futuro rico em transformações que aspiramos por aqui. Só assim, juntos do meio ambiente, poderemos realmente ir +longi.

Gostou do artigo?

Que tal compartilhar com a galera.