Editorial

Inovação movida à diversidade

7 min. de leitura

Inovação movida à diversidade

Conheça o Longi ID, o comitê de inclusão, diversidade e equidade aqui da Longitude.

 

Quando falamos em empresas grandes e inovadoras, quais são os 3 primeiros nomes que vêm a sua mente?Amazon, Apple, Google, Microsoft, Meta… Essas são algumas das marcas que a maioria das pessoas pensa quando o assunto é inovação. Mas você sabia que, além de serem empresas de tecnologia, elas têm mais uma característica em comum?

 

A diversidade.

 

Fonte de novas perspectivas, ideias, retenção de talentos, muuuito mais criatividade e até aumento nos lucros, a diversidade também é essencial para empresas que buscam inovar e se manterem competitivas em um mercado dinâmico.
Depois de pesar todos estes pontos positivos, fica fácil entender o porquê de voltarmos a atenção à diversidade, né?

Mas aí vai o mais legal: essa preocupação não foi uma iniciativa forçada “de cima para baixo”, ela nasceu naturalmente, através de conversas, reuniões e da estruturação e apresentação de uma proposta: O Longi ID.

 

“A ideia toda surgiu de conversas que tive com pessoas de dentro e fora da empresa, e que já tinham participado de movimentações parecidas com a que estávamos estruturando”, afirma Laiza, uma das membros do Longi ID.
“Vimos que a cada pessoa diversa que era contratada, rolava uma animação geral sobre a contratação, então juntamos essas pessoas e começamos a estruturar o comitê”

 

Tendo como pilares principais o Acolher de pessoas, o Ouvir de sugestões e até possíveis reclamações e o Ensinar através de palestras e conteúdos relacionados ao tema, O Longi ID busca permear a diversidade e equidade de maneira natural por toda a Longitude.  

 

“A iniciativa é muito importante justamente por como as pessoas naturalizam a desigualdade sem perceber, algo do tipo ‘sempre foi assim’, tudo é muito estrutural, e o Longi ID trouxe um outro olhar, chamando a atenção para essas outras perspectivas. Inclusive, até o meu próprio olhar vem mudando. Mesmo sendo um entusiasta das causas abordadas, o Longi ID me fez perceber que temos muito trabalho a ser feito e todas essas mudanças dependem somente da gente para acontecer.” Nos conta Lucas Formenton, Analista de Gente & Gestão e uma das maiores interfaces do Longi ID aqui na Longitude.

Palestra Online | Anti-LGBTfobia na prática com Guilherme Soares

Com projetos a longo prazo e ações recorrentes durante o ano, o Longi ID nasce como um ponto de apoio para pessoas diversas e interessadas pelo tema de inclusão, diversidade e equidade, enquanto reforça o potencial da presença destes 3 pontos em impulsionar a capacidade de inovação da Longitude.

Curtiu a iniciativa? Então fique ligado nas nossas redes! Já, já surgem mais novidades relacionadas ao tema 😉

Gostou do artigo?

Que tal compartilhar com a galera.