Dicas

Portas Abertas e seus 5 principais benefícios

5 min. de leitura

Portas Abertas e seus 5 principais benefícios

Versi Club Meeting + Longitude

Portas Abertas e seus 5 principais benefícios

 

Durante os dias 27, 28 e 29 de abril, fomos convidados pela Versi para sermos anfitriões do Versi Club Meetings, um evento de portas abertas onde participam incorporadoras e construtoras de todo o Brasil.
Mas… pera aí! O que é esse tal de portas abertas e como trazer meu concorrente pra dentro da minha empresa pode me ajudar? Calma, a gente te explica aqui em baixo 😉

 

O que é o “Portas Abertas”?

 

A prática empresarial de “portas abertas” é uma abordagem que pode ser adotada por organizações de todos os tamanhos. Ela nada mais é do que a criação de um evento onde a liderança ou equipe de um setor compartilha ideias, opiniões e experiências com demais setores e até membros de outras empresas, reforçando a transparência e abertura na sua cultura empresarial.

Se liga nos principais benefícios dessa prática:

 

+Inovação!

 

Uma cultura empresarial de portas abertas promove a inovação ao criar um ambiente onde o compartilhamento de ideias e experiências é livre. Quando um setor ou empresa se sente confortável em falar abertamente sobre seus processos internos, experiências e até dificuldades, a probabilidade de aparecerem soluções e insights inovadores aumenta em muito.

 

Comunicação mais clara

 

Ao adotar uma cultura de portas abertas, os setores e líderes consequentemente se comunicam de maneira mais clara graças a necessidade de exposição dos seus processos e experiências a profissionais de fora da sua área e, principalmente, de fora da sua empresa.

 

Colaboração, colaboração e colaboração

 

Tanto no momento de planejamento do evento de portas abertas quanto no decorrer do mesmo a colaboração é essencial. Quando promovemos a troca de ideias transparente e a contribuição de informação sem restrições entre empresas e setores as pessoas tendem a ficar mais à vontade e a colaboração (até pós-evento) acaba funcionando como uma consequência de todo o processo.

 

Parceiros (e concorrência) muuuito mais próximos

 

É aquele ditado: “mantenha os parceiros perto e a concorrência mais perto ainda!”

Com seus parceiros e concorrência por perto, trocando experiências livremente, você nunca se sente desatualizado em relação a boas práticas e novas tecnologias do seu meio.

 

Clima organizacional mais leve e transparente

Quando a cultura de portas abertas é incorporada, a empresa mostra que está comprometida em criar um ambiente de trabalho transparente e aberto até para seus concorrentes. Isso pode ajudar a construir um senso de confiança entre os funcionários da empresa e tirar o peso da confidencialidade de alguns temas, incentivando o compartilhamento de ideias livremente. Essa confiança pode melhorar a produtividade, a satisfação e o envolvimento dos funcionários como um todo!

 

Resume aí!

 

Em resumo, a prática empresarial de portas abertas é uma abordagem que pode trazer muitos benefícios para as organizações, incluindo a promoção da inovação, a melhoria da comunicação e da colaboração, a criação de um clima organizacional mais saudável e até o estreitamente das relações entre parceiros e concorrentes. A implementação dessa abordagem às vezes pode exigir uma mudança cultural significativa, mas sem dúvidas traz resultados positivos para qualquer empresa a médio e longo prazo.

Gostou do artigo?

Que tal compartilhar com a galera.


veja também: